sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Passe com desconto para crianças e jovens «4_18@escola.tp»

In http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/20080828Governo+aprova+passe+com+desconto+para+criancas+e+jovens.htm


Transportes públicos

Governo aprova passe com desconto para crianças e jovens

O Governo aprovou, hoje, a criação do passe escolar "4-18escola.tp", destinado a crianças e jovens entre os quatro e os 18 anos e que garante um desconto de 50% relativamente às tarifas dos passes mensais.

Lusa


De acordo com a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, com esta iniciativa o Governo pretende "alargar o apoio do Estado às famílias no que respeita à Educação dos seus filhos".

"Além disso, queremos estimular o uso do transporte público por parte dos mais novos", acrescentou Maria de Lurdes Rodrigues, que falava na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do Conselho de Ministros.

"Com esta medida garante-se uma redução do preço do título de transporte, que corresponde a um desconto de 50% a deduzir do valor da tarifa inteira relativa aos passes mensais em vigor, designadamente os intermodais, os combinados e os passes de rede ou de linha", é referido no comunicado do Conselho de Ministros.

Ainda segundo Maria de Lurdes Rodrigues, até agora apenas beneficiavam deste desconto os alunos que frequentavam o ensino básico e que residiam a mais de quatro quilómetros das respectivas escolas.

"Agora todos os alunos, mesmo os que residem no perímetro de quatro quilómetros da escola vão ter a redução", sublinhou, considerando que se trata de uma medida que irá principalmente beneficiar os alunos que residem na Grande Lisboa e no Grande Porto, "os principais penalizados" com a situação anterior, já que normalmente residem mais perto dos estabelecimentos de ensino que frequentam.

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, lembrou ainda que a criação deste passe social foi anunciada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, em Julho, durante o Debate do Estado da Nação.

Mário Lino adiantou também que o novo passe irá entrar em vigor já a 1 de Setembro, sendo necessário que os alunos peçam um comprovativo nas escolas a atestar que estão aí inscritos. Esse comprovativo deverá, depois, ser apresentado aos operadores, que fornecerão um cartão válido por quatro anos, acrescentou ainda o ministro das Obras Públicas.

Toda a informação no Portal da Educação:
http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.imtt.pt/4_18@escola.tp/index.html

Sem comentários: