terça-feira, 26 de agosto de 2008

Investimento na modernização do parque escolar e nas tecnologias de informação e comunicação nas escolas

Edição 5584 de Segunda-Feira, 25/Ago/20


Construção de quatro centros escolares vai arrancar

Em apenas oito anos, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira canaliza um total de cinco milhões de euros para o investimento na modernização do parque escolar dos ensinos infantil e Básico do 1º Ciclo e no apetrechamento informático das escolas e dos jardins-de-infância.


O plano foi iniciado em 2001 e vai estender-se até 2012, agora com o lançamento no terreno da construção de mais quatro centros escolares, num investimento global superior a 3,1 milhões de euros.

Segundo o vereador das Obras Municipais do Município de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, os quatro novos centros escolares inserem-se num "vasto plano de requalificação, construção e modernização da rede escolar do concelho", num montante total estimado de cerca de 12 milhões de euros, aproveitando "a grande oportunidade dos fundos comunitários" disponíveis para o efeito no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) 2007-2013.

A Câmara de Santa Maria da Feira vai receber financiamento para o Centro Escolar de Lobão (investimento de 1,2 milhões de euros), centro escolar de S. Domingos - Argoncilhe (495 mil euros), Centro Escolar da Igreja - Lourosa (997 mil euros) e do Centro escolar do Chão do Monte - Lamas (408 mil euros).
A candidatura aos fundos comunitários acaba de ser aprovada pela Entidade de Gestão do QREN, o que, para Emídio Sousa, "representa uma excelente notícia para a comunidade educativa de Santa Maria da Feira, pois temos agora a garantia de mais investimento nas infra-estruturas, concretizando os objectivos da Carta Educativa Municipal".

O montante global do investimento correspondente à construção dos quatro centros escolares é de 3,12 milhões de euros, dos quais 2,18 milhões de euros são financiados pela União Europeia e o restante, no montante de 937 mil euros, será suportado pelo orçamento municipal.

Em cada centro escolar, as verbas agora definidas contemplam as obras de construção civil, o mobiliário, o material didáctico e o equipamento informático. "Serão quatro escolas modernamente equipadas, que garantem a melhoria das condições de ensino para largas centenas de crianças", adianta o vereador Emídio Sousa, para quem a aposta na educação "é fundamental para um futuro melhor para todos em Santa Maria da Feira".

Refira-se que o Município de Santa Maria da Feira, no âmbito da sua Carta Educativa, estruturou a estratégia de intervenção no sector da educação privilegiando quatro eixos fundamentais: a reabilitação do parque escolar; o combate ao abandono e ao insucesso escolar; a melhoria da qualidade de ensino; e uma ligação mais eficaz entre a oferta educativa ao nível da formação profissional e as necessidades do tecido sócio-económico.

Ao nível do investimento em infra-estruturas no Ensino pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, a construção dos quatro centros escolares, cujas empreitadas serão lançadas no terreno nos próximos meses, representa mais um grande passo na modernização do parque escolar de Santa Maria da Feira, iniciado no ano 2000 com empreitadas num total de 11 escolas do concelho, num plano de investimento que incluiu a construção de novos estabelecimentos de ensino e a requalificação de outros.

Nessa operação de modernização do parque escolar, que foi comparticipada pelo Quadro Comunitário 2000-2006, o Município de Santa Maria da Feira investiu um total de 1,8 milhões de euros. As 11 escolas contempladas foram as seguintes: Jardim-de-Infãncia de Santo António de Escapães; Jardim-de-Infãncia de Canedo; Jardim-de-Infãncia de Gião; Jardim-de-Infãncia de S. Domingos - Argocilhe; Escola Básica 1º Ciclo de Santo António de Escapães; Escola Básica 1º Ciclo de Lobão; Escola Básica 1º Ciclo de Goim Romariz; Escola Básica 1º Ciclo de Pessegueiro - Vale; Escola Básica 1º Ciclo de Santo António Rio Meão; Escola Básica 1º Ciclo de Pereiro - Milheirós de Poiares; e Escola Básica 1º Ciclo de Paços de Brandão.

Para além do investimento em infra-estruturas, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira apostou nas tecnologias de informação e comunicação nas escolas do 1º Ciclo, tendo investido nos últimos anos cerca de 190 mil euros no apetrechamento informático dos estabelecimentos de ensino e na sua ligação à Internet. Ao mesmo tempo, também com recurso a fundos comunitários, informatizou os jardins-de-infância, num projecto que implicou um investimento global de 65 mil euros. "São investimentos vitais para a modernização do parque escolar e para a melhoria das condições de ensino", explica Emídio Sousa.

Sem comentários: