segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mensagem da Fapfeira às Associações de Pais do Concelho de Santa Maria da Feira

Caros pais e encarregados de educação,

Mais um ano lectivo chegou ao fim. Tal não significa que as Associações de Pais e Encarregados de Educação durante o período de férias descurem das suas obrigações estatutárias e regimentais.

Estamos num período de grandes mudanças a todos os níveis. Cada vez mais os pais e encarregados de educação são chamados a participar nos Projectos Educativos das suas escolas. A responsabilidade dos pais e encarregados de educação ficou agora acrescida com o Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de Abril – “Regime de Autonomia, administração e gestão das escolas”, concretamente no Conselho Geral (Artigos 11º; 12º; 14º).

Aos pais e encarregados de educação é pedido que acompanhem e participem activamente na vida escolar dos seus educandos. Para além do papel de primeiros e principais educadores, cumprimos com a nossa responsabilidade cívica e de cidadania participando na vida da escola através da Associação de Pais, ou da Comissão de Pais, do representante de turma e/ou simplesmente como encarregado de educação. A nossa responsabilidade cívica e de cidadania poderá ir para além da nossa escola, participando nos vários órgãos do nosso Agrupamento de Escolas e no Movimento Associativo de Pais.

A Fapfeira lança o desafio a todas as Associações de Pais e Encarregados de Educação de se organizarem, de criarem uma estrutura sólida e, caso ainda não estejam, se legalizarem junto do Ministério da Educação. Para isso podem contar com a colaboração desta Federação Concelhia. Cada vez mais é exigido às Associações de Pais maior conhecimento, maior disponibilidade e responsabilidade. Portanto, os elementos dos órgãos sociais que entretanto vão cessar funções nas vossas Associações de Pais têm o dever de passarem o testemunho e de acompanharem os pais e encarregados de educação que vão assumir cargos nos novos órgãos sociais.

Recomendamos que face às actuais exigências, as Associações de Pais agendem a sua Assembleia-geral e acto eleitoral para o final do mês de Setembro, na pior das hipóteses primeira semana de Outubro 2008.

O momento apela a um trabalho de equipa onde cada vez é mais importante estarmos federados. A nossa Federação Concelhia deverá ser sentida como um local de partilha de boas práticas e apoio às várias comunidades educativas do Concelho.

Caso não tenham efectuado durante este vosso mandato a inscrição na Fapfeira, ainda estão em tempo de o fazer. Para isso, devem remeter-nos fotocópia da Acta da Assembleia-geral que elegeu os Órgãos Sociais em exercício (ano lectivo 2007/2008) com a composição dos respectivos elementos (nome, morada e contacto telefónico). Devem ainda enviar os dados da vossa Associação para actualização de ficheiros (número de contribuinte, data e número de publicação de Diário da República, número de telefone e endereço electrónico). Pedimos também que informem desta prática aos encarregados de educação dos Órgãos Sociais para o vosso mandato de 2008/2009.

Além de enviarem os vossos dados, se efectivamente quiserem federar a vossa Associação de Pais deverão proceder ao pagamento da quota em vigor no Movimento Associativo de Pais, Eur. 30.00. O pagamento deverá ser feito por cheque, emitido não à ordem de Fapfeira e enviado para a sede na Rua S.Paulo da Cruz, nº12 - 4520-249 Santa Maria da Feira. Esta quota é imprescindível para podermos acompanhar as vossas solicitações e dar cumprimento ao nosso plano de actividades.

O não cumprimento deste dever, implica que as Associações de Pais não estejam incluídas no nosso caderno eleitoral e não possam exercer como membros desta Federação Concelhia o seu direito de elegerem ou serem eleitos para os órgãos sociais (Assembleia-geral e eleitoral prevista para os primeiros dias de Novembro 2008).

Para qualquer esclarecimento ou sugestões não hesitem contactar-nos através do telemóvel 968160891 ou por correio electrónico fapfeira@yahoo.com.

Votos de umas férias retemperadoras.

Saudações Associativas
A Direcção

Sem comentários: